De acordo com a visão da homeopatia, nós fazemos a nossa doença através da nossa maneira equivocada de pensar, sentir, querer e agir. Desequilibramos, com isso, a nossa energia vital e entramos num processo de desorganização da nossa matéria, que é o que se chama doença.
A homeopatia, através de medicamentos escolhidos de acordo com a nossa individualidade, restabelece esse equilíbrio. Ela age de forma a reequilibrar essa energia vital, e, consequentemente, reorganizando a matéria, fazendo desaparecer as doenças e retornando ao nosso estado de saúde anterior.
A homeopatia é uma medicina energética que utiliza elementos dos três reinos da natureza: vegetal, mineral e animal.
Ela é baseada em uma Lei Universal, a Lei dos Semelhantes. Assim, o remédio que é prescrito, foi experimentado numa pessoa sadia, que desenvolveu os sintomas que são apresentados pela pessoa doente, a qual ao recebê-lo inicia uma reação que pode levar à cura.
O médico homeopata aborda o paciente considerando o processo de adoecimento, desde o seu nascimento.
São levados em conta fatores emocionais, sociais, psicológicos, relacionais e ambientais, bem como todas as doenças que o acometeram até aquele momento.
Homeopatia na criança:
Na área da pediatria, a homeopatia aborda a criança desde o nascimento até aos 18 anos, procurando detectar, prevenir e tratar problemas que possam afetar a constituição futura, do indivíduo adulto saudável.
A homeopatia é a ferramenta ideal para atuar nessas situações, impedindo as tendências ao adoecimento e promovendo o equilíbrio biopsicossocial, necessário para uma vida adulta saudável e atuante, auxiliando no seu processo evolutivo como ser humano.