FISIOTERAPIA E MICROFISIOTERAPIA - CONSULTÓRIO E DOMICILIAR - 10 UNIDADES EM SÃO PAULO E 1 UNIDADE NO RIO DE JANEIRO
Você sabia que a fisioterapia pode ser benéfica para os pacientes com mal de Parkinson? Este ramo da fisioterapia é chamado de Fisioterapia Neurológica e é através de uma série de exercícios desenvolvidos na Clínica Progredir que o paciente pode recuperar uma vida tão normal quanto possível, desde que seja estimulado em casa também. Grandes intervalos entre os exercícios podem ser maléficos para a recuperação dos movimentos do indivíduo. Aqui no Blog da Clínica Progredir explicamos alguns exercícios para você.
A Fisioterapia Neurológica é a fisioterapia que, no geral, induz a recuperação da coordenação motora e da força em pacientes que tenham sofrido um acidente vascular encefálico, pacientes que tenham tumores, que sofram com mal de Parkinson e mal de Alzheimer, entre outras condições que paralisam ou degeneram os músculos e sistema nervoso.
O principal objetivo da Fisioterapia Neurológica é a recuperação de força muscular, coordenação motora, equilíbrio, movimento dos membros e até mesmo a recuperação da marcha independente, a habilidade de andar sem apoio.
Aqui, a equipe da Dra. Cris Ribeiro, tem os profissionais especializados em Fisioterapia Neurológica baseiam-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras. Veja abaixo alguns exercícios que são realizados em pacientes com mal de Parkinson.
É importante realizar alguns alongamentos antes de começar a sessão de fisioterapia. Estes exercícios devem ser feitos, preferencialmente, pelo próprio paciente, mas com ajuda do fisioterapeuta.
Com o paciente sentado ou em pé, é importante realizar exercícios de reforço muscular, movimentando braços, pernas e tronco. É fundamental para o paciente com Parkinson que ele seja incentivado a realizar essas atividades em casa também, pois um grande período de pausa entre os exercícios pode comprometer os resultados obtidos pelo paciente.
Aqui, a equipe da Dra. Cris Ribeiro, também trabalha no equilíbrio do paciente com Parkinson. Os pacientes são estimulados com exercícios como: rotação do tronco (sentado e em pé), inclinação do corpo, agarrar objetos, vestir-se, sentar e levantar repetidas vezes e exercícios com mudanças de direção em várias velocidades.
O treino de marcha também é uma parte muito importante para a recuperação da autonomia dos pacientes com Parkinson.
Todos esses exercícios têm a função de devolver ao paciente uma rotina tão normal quanto possível, visando aperfeiçoar a coordenação motora dos pacientes, utilizando princípios neuro físicos da facilitação neuromuscular proprioceptiva. A sessão de Fisioterapia Neurológica pode ser feita tanto na clínica quanto em domicílio. Todo o tratamento deve ser realizado com o apoio de um profissional. Entre em contato e conheça mais sobre a nossa Fisioterapia.
São Paulo
(11) 5196-8899
Goiânia
(62) 3442-0575
Fale com a Fisio Soul por WhatsApp:
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade